domingo, 20 de março de 2011

21 de Março: Dia Internacional do Síndrome de Down (Trissomia 21)

Carta de uma mãe a um filho com Síndrome de Down

Querido filho,
Escrevo-te estas poucas palavras para te dizer o quanto estou feliz em festejar contigo este dia em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, síndrome da qual és portador.
Quero olhar para ti com todo o meu carinho e amor e dizer-te o quanto significas na minha vida. Sou mãe porque existes e sempre o serei! Ainda me lembro do dia em que o médico me anunciou que estava grávida. Tinha eu, nessa altura, 36 anos. Foi o dia mais feliz da minha vida assim como o do teu pai, isto para te dizer que foste muito desejado. Sabia de todos os riscos que corria. O nosso médico explicou, a mim e ao teu pai, que na nossa idade, e sobretudo na minha, corríamos o risco de ter uma criança com alguma deficiência. Por isso, fui muito bem acompanhada durante a gravidez. Fiz a amniocentese entre a 14ª e a 19ª semana de gravidez. E esperamos pelos resultados com algum nervosismo. Quando chegaram, senti que algo não estava bem porque o médico não estava muito à vontade ao falar. Dói aí que ele anunciou que o nosso filho tinha síndrome de Down. Não te vou esconder que, inicialmente, foi um choque e senti-me culpada por aquilo que estava a acontecer. Em seguida, pensei que nos médicos se tinham enganado no diagnóstico. Mas, depois, eu e o teu pai consciencializamo-nos da veracidade do diagnóstico. Falamos muito do que o futuro nos iria reservar. O pediatra também foi de uma grande ajuda, explicou-nos tudo sobre a síndrome de Down. Disse-nos que o problema do qual tu sofrias era devido a uma anomalia cromossómica, isto é, em vez de teres 46 cromossomas tinhas 47; acrescentou ainda que irias ter problemas cerebrais, de saúde e de desenvolvimento físico e fisiológico.

Com o bom acompanhamento médico e as longas conversas com o teu pai, o sentimento de tristeza, de angústia e sofrimento que muitos pais, que se encontram na nossa situação, sentiam, foi sendo ultrapassado.

No dia em que nasceste, eras o bebé mais lindo que já tinha visto, com um narizinho pequeno e uns olhos ligeiramente rasgados. Sabia que o futuro iria ser uma luta constante visto que vivemos numa sociedade que não aceita muito bem a diferença mas, como qualquer outra mãe iria lutar com unhas e dentes para a tua felicidade. Esta luta começou bem cedo. Tu já não te deves lembrar. Mas no Jardim de Infância via, muitas vezes, algumas mães a afastar os seus filhos para longe de ti! Um dia não me consegui conter e disse, alto e bom som, que o meu filho não tinha nenhuma doença contagiosa, que não eras nenhum doente mas sim portador da síndrome de Down, apenas uma má formação genética.

Mas a nossa luta não terminaria aí. Quando foste para o 1º ciclo, inicialmente, eras colocado no fundo da sala e esquecido porque não era possível dar-te a atenção que merecias, visto que estavas inserido numa turma com muitos alunos. Não aceitei estes argumentos; não baixei os braços. Exigi que fosses acompanhado por um professor de Educação Especial. Foi complicado obter esse professor. Só no fim de muita correspondência, de muitos telefonemas é que consegui ter aquilo que precisava.

Em casa, o teu pai e eu, também tentamos dar-te todo o apoio que podíamos e sabíamos.

Posso dizer hoje que tudo não foi em vão e que a luta, ao longo destes anos todos, foi ganha! É com um grande orgulho que estes teus pais te vêem sair de casa, todos os dias de manhã, para teu trabalho e constatar que és autónomo em cada dia que passa.

E no dia que Deus me levar, não sentirei medo nem angústia porque sei que tu, meu filho, conseguirás viver a tua vida.

Mais uma vez PARABÉNS!
A tua mãe que te adora.

1 comentário:

  1. O dia Mundial de Síndrome de Down foi proposto pela Síndrome de Down International (Down Syndrome International) como o dia 21 de Março devido ao facto de esta data se escrever como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à Trissomia 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

    ResponderEliminar