terça-feira, 15 de maio de 2012

Implante ocular permite recuperar a visão

Cientista Eberhart Zrenner e a empresa Retina Implant AG desenvolveram um implante ocular capaz de recuperar a visão de quem sofre de retinite pigmentosa .

A empresa alemã Retina Implant AG desenvolveu um dispositivo ocular que permite a algumas pessoas com retinite pigmentosa e que perderam a visão, passarem a ver e a identificar objetos.

Este dispositivo consiste numa plataforma eletrónica, com três milímetros quadrados, que é revestida por 1500 sensores que reagem à luz. Cada sensor ativa um pulsar eletrónico que estimula os nervos ligados ao cérebro. Os pacientes veem uma imagem rudimentar a preto e branco.

O cientista alemão Eberhart Zrenner liderou a pesquisa e afirma que "as funções visuais dos pacientes podem, em princípio, ser restauradas até um grau suficiente de uso para o quotidiano."

Eberhart Zrenner, que é o presidente da Retina Implant, disse ainda que espera melhorar a imagem que o dispositivo disponibiliza. "O nível de visão é rudimentar mas estamos a falar de pôr alguém que é completamente cego a andar por aí sem a ajuda de um cão-guia", acrescenta.

Nova esperança contra a perda de visão

O dispositivo foi testado em três pacientes alemães que foram capazes de ver objetos como um copo, um pires e uma banana. Um deles foi capaz de ler o próprio nome, andou sozinho pela sala, identificou a hora num relógio e distinguiu sete tons de cinzento.

Os três alemães em que este dispositivo foi testado sofrem de retinite pigmentosa, um problema genético que afeta as células na retina e que gradualmente leva à total perda de visão.

A cirurgia que irá colocar o implante nas retinas dos três pacientes de forma definitiva está marcada para daqui a alguns dias.

Esta investigação científica foi elaborada apenas para as vítimas deste problema oftalmológico.

Fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário