quinta-feira, 28 de junho de 2012

Luís Gonçalves conquista ouro nos Europeus

O português Luís Gonçalves conquistou esta quinta-feira a segunda medalha de ouro, agora nos 200 metros T12 (deficiência visual), na última jornada dos Europeus de atletismo para atletas com deficiência, em Stadskanall, na Holanda.

Um dia depois de ter ganho a final dos 400 metros T12, Luís Gonçalves voltou a subir ao primeiro lugar do pódio e a juntar o título mundial ao europeu (também é campeão mundial e vice-campeão olímpico dos 400 metros).

O português ainda conquistou uma terceira medalha neste Europeus ao integrar a estafeta portuguesa de 4x100 T11-T13 que terminou no segundo lugar da final, juntamente com Firmino Baptista, Rodolfo Alves e Gabriel Potra.

No último dia de provas, Gabriel Macchi também enriqueceu o medalheiro da delegação portuguesa com o terceiro lugar na final dos 5.000 metros T12.

A Rússia foi a grande vencedora do quadro de medalhas, com 76 conquistadas, 29 das quais de ouro. Portugal terminou no 19.º posto geral, com nove medalhas, duas de ouro, três de prata e quatro de bronze.

Portugal esteve representado no Campeonato da Europa de Atletismo, promovido pelo Comité Paralímpico Internacional (IPC), por 22 atletas, nas classes 11/12/13 (deficiência visual), 20 (deficiência intelectual), 38 (paralisia cerebral) e 46 (deficiência física).

O campeonato europeu foi a última grande prova internacional de atletismo antes dos Jogos Paralímpicos Londres'2012, nos quais Portugal estará representado em cinco modalidades.

De acordo com a quota definida pelo IPC, Portugal poderá terá 15 representantes nas provas paralímpicas de atletismo, mas devido ao facto de o número de atletas com mínimos para Londres2012 ser superior à quota, o Comité Paralímpico de Portugal, em colaboração com a federação, teve de definir critérios de seleção.

A composição da seleção paralímpica de atletismo deverá ser anunciada no início de julho.

Além do atletismo, Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos, que decorrem entre 29 de agosto e 9 de setembro, nas modalidades de boccia, equitação, natação e remo.

Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário