terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

Todos os dias são dias para se celebrar e falar do assunto, mas este dia serve acima de tudo para chamar a atenção de TODOS, para a importância da sociedade abrir as portas às pessoas portadoras de Trissomia 21, encará-las com o respeito, naturalidade e solidariedade que lhes é devido, dando-lhes oportunidades de igualdade, proporcionando-lhes igualdade de oportunidades.

As pessoas com Trissomia 21 têm limitações é certo, mas também como qualquer pessoa portadora de uma outra doença e/ou deficiência qualquer ,têm o direito a ter o seu lugar ativo na sociedade e poder assim contribuir ativamente para o desenvolvimento da mesma.

E porque o “caminho faz-se caminhando”, cabe-nos a nós educadores e não só mostrar-vos que tal integração é possível, desde que sejam precocemente apoiados e estimulados. Cabe-nos a nós mostrar-vos, com provas dadas, que estes apoios são imperativos, prioritários e urgentes consolidar e disponibilizar com técnicos credenciados na área a quem deles tanto precisa. 

E porque Portugal não é Lisboa, Faro e Porto, na paisagem vivem comunidades, onde há crianças e jovens cheios de potencialidades que aguardam por esta ajuda, este empurrãozinho, para chegarem o mais perto possível, ou tanto quanto possível às mesmas metas que as restantes crianças.

Cabe-nos a nós fazer a nossa parte, trilhar caminhos, mostrar a quem de direito, a VÓS, que o caminho para o futuro, para um futuro melhor, passa também pelos caminhos da Trissomia 21 e de tantas outras deficiências, que sendo limitativas, não são de todo incapacitantes.

Olhem para os rostos, contagiem-se pelos sorrisos, olhem bem no olhar deles e vejam para além do que a visão consegue alcançar. Diferentes e especiais são estas crianças, e mesmo com a Trissomia estampada no rosto, vêem o mundo da mesma forma que nós, sentem-no, vivem-no tal qual nós o fazemos, têm apenas que ter um empurrãozinho a mais que os outros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário