quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Livro Infantil a pensar na diferença

A Sala de Leitura Bernardo Santareno foi palco da apresentação do livro infantil “A Estrela Pirilampo – Ser Diferente…”, da autoria de Vânia Figueiredo, professora do Educação Especial. A apresentação da obra contou com a presença de duas turmas do ensino Pré-Escolar do Centro Social Interparoquial de Santarém.

Vânia Figueiredo explicou à plateia que a “história surgiu da necessidade de querer elevar a autoestima e a autoconfiança de alunos com necessidades educativas especiais.” Depois de ter procurado, sem êxito, em várias livrarias algo onde se apoiar, Vânia Figueiredo resolveu “escrever um texto para utilizar nas aulas de apoio pedagógico personalizado”. A autora explicou ainda que “uma aluna, a frequentar o 7º ano na EBI de Santo Onofre, onde lecionou, mostrou-se entusiasmada com a história e solicitou à escola que esta pudesse ser tratada nas aulas de Área de Projeto. Entre as atividades desenvolvidas, teve também lugar a leitura da história a turmas do 1º Ciclo.

Mais tarde, por insistência de algumas pessoas, o texto foi enviado a várias editoras. O livro, com ilustrações de Isabel Lobo, narra a história de uma estrela que não é igual às outras. “A estrela tem um problema que não a deixa ser verdadeiramente feliz mas, alguém surge para lhe mudar a forma de pensar e de se ver a si mesma, o que lhe irá mudar a vida para sempre…”.

A obra pode ser adquirida no portal da Edium Editores, através da livraria online Wook e em algumas livrarias do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário