terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Crianças deprimidas são vítimas de 'bullying' mais facilmente

As crianças com sintomas depressivos têm mais facilidade em tornarem-se vítimas de 'bullying', de acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade do Estado de Arizona, divulgado esta segunda-feira. 

Já se sabia que as crianças rejeitadas e intimidadas pelos colegas tinham tendência a tornarem-se deprimidas, mas novas pesquisas vêm agora revelar que a relação pode funcionar em sentido inverso, indicando que as crianças com sintomas depressivos na escola primária podem tornar-se futuras vítimas e vir a sofrer de isolamento social.

Até agora, as investigações tentavam perceber se era o 'bullying' que levava à depressão ou se eram as crianças deprimidas que seduziam os "valentões" da escola.

O estudo, desenvolvido pelos investigadores da Universidade do Estado de Arizona, revela que os sintomas depressivos no 4.º ano de escolaridade aumentam as hipóteses de as crianças virem a ser intimidadas no 5.º ano e de, no 6º. ano, acabarem mesmo por ser rejeitadas pelos colegas.

Para chegar a estes resultados, os investigadores acompanharam 486 crianças, avaliando os seus sintomas de depressão e os níveis de aceitação social através de inquéritos confidenciais preenchidos pelos pais, professores e pelas próprias crianças, que se classificaram e avaliaram os colegas.

Os autores do estudo defendem que as crianças com sintomas de depressão, como isolamento social, comportamento passivo e choro excessivo, começam por ser rejeitadas pelos colegas e, em seguida, passam a ser alvo de intimidações.


Fonte: CM online

Sem comentários:

Enviar um comentário