segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Discoteca para surdos em Espanha

Discoteca madrilena tem colunas viradas para a pista e telas com vídeos de tradutores para linguagem gestual a interpretar as músicas.

Na semana passada, mais de cem pessoas marcaram presença na inauguração da Equal Friendly, primeira discoteca adaptada para surdos em Espanha.

Nesta discoteca de Madrid, surdos e pessoas sem problemas auditivos estão em igualdade. Para os surdos, a música pode sentir-se através das suas vibrações devido às colunas de som, que, como informa o "El Mundo", dirigem os sons graves diretamente para a pista de dança, potenciando a sua perceção.

Para além das vibrações, um tradutor de linguagem gestual interpreta a letra de cada música nas mais de dez telas que rodeiam a pista. Esta tradução contribui para a total adaptação dos surdos ao ambiente.

Até a iluminação da Equal Friendly está pensada para que os surdos possam utilizar a linguagem gestual e comunicar-se sem qualquer problema.

Eugénio, que tem 28 anos e é surdo, explicou as diferenças entre esta e as outras discotecas. "Sinto-me muito diferente do que em qualquer outra discoteca. Aqui as luzes permitem a utilização da linguagem gestual e quando olho para as telas sinto-me identificado com a pessoa que utiliza linguagem gestual", explicou.

Fonte: Expresso



Sem comentários:

Enviar um comentário