Encontrei este excelente artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Especial (v.17, n.1, p.3-20, Jan.-Abr., 2011) de dois portugueses conceituados especialistas da área da Educação Especial. Apresento aqui o resumo mas podem consultar o artigo completo aqui.
RESUMO: à semelhança de muitos países, Portugal tem feito mudanças no seu sistema educativo de forma a torná-lo mais inclusivo isto é fazer com que as escolas regulares se reformem de forma a acolher e a educar capazmente todos os alunos incluíndo os que têm condições de deficiência. Este artigo procura traçar um panorama actual da Educação Especial e Inclusiva em Portugal em particular depois da publicação da lei 3/2008 que originou mudanças sensíveis no sistema. São discutidas as linhas centrais da legislação, apresentados dados estatísticos sobre a situação portuguesa no final de 2009 e finalmente são lançadas pistas de discussão sobre algumas das opções que foram assumidas pelo Governo nesta matéria nomeadamente quanto ao sistema de elegibilidade, quanto à fomação de professores e às políticas de financiamento.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial. Educação Inclusiva. Portugal. Legislação.
Sem comentários:
Enviar um comentário